• (31)3309-3598

Blog

Seguro Incêndio quem deve pagar? O Locador ou o Locatário?

24 de agosto de 2019

Quando se aluga um imóvel quem deve Pagar o Seguro?

Essa é uma pergunta que recebemos com frequência. É importante salientar que quando se aluga um imóvel residencial ou comercial todo e qualquer dano decorrente após a locação quem é responsável é o Locatário. Só que pela Lei do Inquilinato quem deve pagar o seguro incêndio é o Locador, "salve" a condição de contratação seja de responsabilidade do Locatário caso esteja em contrato de aluguel. Ou seja, é permitido com a condição que esteja no contrato o Locador passar essa responsabilidade da contratação do seguro para o Locatário. O ideal é ler o contrato e se atentar que mesmo que o Locador não contratar o seguro Incêndio que é de responsabilidade dele e ocorrer um Dano ao Imóvel quem responderá pelo prejuízo é o locatário. Então faça uma cotação de seguro. O locatário não é obrigado a contratar o seguro Incêndio Residencial ou Comercial com a Imobiliária. O ideal é que você contate uma corretora de seguros para que possa ser feito a cotação do seguro.

O seguro deve ser em nome de quem?

O seguro pode ser feito no nome do Locatário com clausula beneficiaria de incêndio ao Locador. Na maioria dos seguros o locatário se beneficia de serviços residenciais no seguro como serviços de: Encanador, Eletricista, Chaveiro, dentre outros. Existe uma cobertura muito comum que se chama perda de pagamento de aluguel e que aumenta poucos reais no valor final do seguro. Essa cobertura serve para que se o Imóvel pegar fogo o pagamento do aluguel ocorra normalmente ao dono do imóvel o Locador enquanto o imóvel estiver em reforma e o locatário não precisar arcar com esse custo.

Quais as coberturas básicas que são exigidas geralmente no contrato de Locação?

A imobiliária ou o Locador normalmente exige as coberturas no contrato de Locação. Incêndio que é a cobertura básica em torno de 220 vezes o valor do aluguel e a cobertura de perda de pagamento de aluguel que é pedido à cobertura de 12 vezes do valor do aluguel. Lembrando que a função do Seguro Incêndio é de reconstrução do imóvel, nunca de se receber o valor em caso de incêndio.O Locatário poderá contratar outras coberturas caso queira para resguardar o seu patrimônio como cobertura de Danos Elétricos que é uma cobertura  facultativa no seguro incêndio e que ressarci o Locatário com aparelhos eletrônicos queimados por descargas elétricas por exemplo. Existem outras várias coberturas facultativas que podem ser contratadas como: Roubo de bens, Responsabilidade Civil, Quebra de Vidros,Vazamentos e outros mais.

E aí o que você achou das informações? Entre em contato sem compromisso caso tenha outra dúvida. Clique Aqui e Peça sua Cotação.

Veja mais no Nosso Blog.

Porque fazer seu Seguro Residencia (Casa e Apartamentos), Seguro Empresarial e Seguro de Condomínio?

VOLTAR
Atendimento por WhatsApp